Por que Contar Com Uma Assessoria Contábil?

<![CDATA[A garantia de sucesso nos negócios não está apenas restrita a uma boa idéia ou a um produto inovador. A chave para ganhar o mercado pode estar exatamente em uma assessoria contábil estratégica e gerencial.
Ela fará toda a diferença na empresa, uma vez que é especializada nos ditames de uma legislação complexa como a brasileira, repleta de critérios e de algumas isenções.

Papéis, muitos papéis

O Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo. Isso não é novidade para ninguém. Mesmo na era da informática, são papéis e mais papéis a serem preenchidos, assinados, isso sem contar os formulários online, claro!
Declarações, impostos, apurações, procurações, enfim, são inúmeras as obrigações com as quais os empresários têm de lidar desde a constituição da empresa, durante sua operação e até mesmo em um possível fechamento, independentemente do porte e segmento a que pertença.
Uma empresa é composta por diversas áreas, e para cada uma há leis específicas, como por exemplo: a contábil, a trabalhista e a tributária. Saber como sobreviver em meio a tantas obrigações requer conhecimento técnico, para não incorrer em ilegalidades e erros que comprometam a sobrevivência do negócio.
Assim, conheça como a simples contratação de uma assessoria contábil é capaz de se transformar em uma potente estratégia no mundo corporativo.

Assessoria trabalhista

A legislação trabalhista vem sofrendo sensíveis alterações a cada dia, e já sabemos que logo virão outras. Essas mudanças repercutem diretamente na vida da empresa, inclusive na sua lucratividade.
Um exemplo, é o próprio regime de contratação de empregados:

  • Trabalho intermitente: O trabalho intermitente deu novo fôlego àquele empresário que era obrigado a manter o colaborador em seu quadro mesmo em época de sazonalidade;
  • PJ (Pessoa Jurídica): A possibilidade de contratação de forma diferente à CLT também abre novos horizontes para o empresário;
  • Terceirização: A questão da atividade-meio e da atividade-fim de uma empresa possibilitou um maior volume de contratações e redução de custos.

Um contador especializado saberá como tirar proveito dessas novas modalidades de contratação. Além disso, é primordial que se conheça quais os deveres e obrigações de ambas as partes, evitando processos trabalhistas, que tanto denigrem a imagem da empresa.

Assessoria Fiscal

Há quem confunda o fiscal e o tributário, principalmente quando a empresa é de pequeno porte. Entretanto, essas áreas se diferem à medida que o negócio se desenvolve e cresce.
Digamos que uma assessoria na parte fiscal atuará na parte mais operacional no que diz respeito ao Fisco. A partir dos dados por ela identificados, é que o analista tributário conseguirá desenvolver seu papel, algo mais estratégico dentro da empresa.
Assim, dentre outras atividades, faz parte do departamento fiscal:

  • Escrituração fiscal, envolvendo alimentar o sistema com as informações que servirão de base para a apuração de impostos, como entrada e saída, assim como devoluções e remessas;
  • Apuração de impostos como ICMS, ICMS-ST, IPI, ISS;
  • Classificação fiscal de cada produto;
  • Controle e averiguação cadastral de fornecedores;
  • Conferência e transmissão do SpedFiscal e Dime.

Assessoria Tributária

Essa, sim, é parte mais estratégica do negócio. Seu papel é o de buscar formas alternativas de redução de custos tributários dentro dos limites impostos pela legislação vigente.
A carga tributária brasileira é onerosa, ocorrendo em algumas situações, até a bitributação, consistindo no pagamento dobrado de um mesmo imposto. Entretanto, há mecanismos legais que podem e devem ser utilizados de modo a diminuir ou evitar esse e outros tipos de ocorrências para melhorar os resultados da empresa, ou seja, seu lucro.
Dessa forma, cabe ao analista tributário:

  • A apuração e administração de impostos, taxas e contribuições, bem como o preenchimento de guias;
  • O monitoramento de atualizações da legislação que interferem na atividade que a empresa desenvolve;
  • O controle de prazos;
  • A identificação do regime tributário adequado;
  • A verificação de possíveis alterações de índices e taxas;
  • A identificação de todas as obrigações acessórias nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

De fato, os detalhes são muitos, motivo pelo qual um escritório de contabilidade sério e que abarque todas as áreas é fundamental, pois você terá em um único lugar a reunião de todos os dados da empresa, o que facilitará a análise e um melhor assessoramento ao seu negócio.
A Gaffa Contabilidade conta com especialistas em cada uma dessas áreas cujo foco é auxiliar sua empresa a ser mais estratégica e assertiva em suas decisões, o que otimizará processo e gerará um lucro maior.
Você pode saber mais a respeito, lendo o texto “Gaffa: sua assessoria contábil” e ainda conhecendo os serviços em nosso site.]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email