Você sabe como acompanhar a saúde financeira de sua empresa?

<![CDATA[Para que um empreendimento tenha sucesso, é indispensável acompanhá-lo de perto, estudando não somente questões relacionadas ao serviço prestado, mas principalmente questões ligadas ao financeiro. Por isso, abordaremos aqui, dicas para garantir a saúde financeira de sua empresa.
A parte financeira é o parâmetro de sucesso de um negócio. Afinal, essa área está ligada a tudo que permite à marca seguir em frente, desde a obtenção de matéria prima, até o lucro final.
Para garantir o bom estado da saúde financeira de sua empresa, é importante examiná-la e gerenciá-la com cautela. Desse modo, para ajudá-lo, separamos 4 indicadores para fazer a avaliação desse departamento de sua empresa.

04 INDICADORES PARA FAZER A AVALIAÇÃO DA SAÚDE FINANCEIRA DE SUA EMPRESA

  • GIRO DO ATIVO

O termo ”ativo”, dentro da contabilidade, diz respeito ao conjunto de bens e direitos que possuem algum tipo de valor econômico, que podem ser convertidos em dinheiro.
Então,dizemos que o giro do ativo é a comparação entre o percentual de venda e o total de ativos de uma empresa.
Acompanhar o giro do ativo é fundamental, pois, dessa forma, é possível entender o quanto de receita sua marca consegue gerar de acordo com sua quantidade de ativos.

  • ANÁLISE DA MARGEM LIQUIDA

A margem líquida diz respeito ao percentual de lucro líquido que uma marca tem em relação à sua receita total. Ou seja, o total de ganho auferido durante uma operação comercial, já considerando o abatimento dos impostos.
Basicamente, a análise de margem líquida permite que uma empresa enxergue, em porcentagens, se ela de fato está lucrando. Assim, como é um parâmetro de lucro, esse indicador também identifica prejuízos, viabilizando o estudo de medidas para contornar situações de risco.
A fórmula do cálculo é simples: basta dividir o valor do lucro líquido pela receita bruta e então multiplicar por 100. Especialistas dizem que o ideal é que a margem líquida esteja acima de 20%.

  • RETORNO SOBRE INVESTIMENTO

Como um dos indicadores mais importantes da saúde financeira de sua empresa, o retorno sobre investimento (ROI) avalia, tendo em vista o valor investido, o quanto o administrador ganhou ou perdeu dentro do período investigado.
Esse indicativo viabiliza uma ampla visão sobre circunstâncias ocorridas que resultaram o valor obtido, e ainda apresenta uma interpretação sobre o futuro.

  • MARGEM OPERACIONAL

Como o próprio nome sugere, a margem operacional diz respeito aos lucros ligados à atividade operacional. Em uma explicação objetiva, podemos dizer que a margem operacional é o quanto de lucro a empresa consegue gerar em cima de suas atividades operacionais, como o próprio nome sugere.
O acompanhamento dessa margem é essencial, pois permite compreender o impacto de cada insumo em relação ao lucro operacional dos negócios.
A fórmula do cálculo da margem operacional também é bastante simples: lucro operacional dividido pela receita líquida.
Especialistas não estabelecem um valor ideal, mas é fato que quanto maior o valor, melhor é para a saúde financeira do empreendimento.
Há, ainda, muitos outros indicativos que precisam ser analisados e gerenciados para que haja sucesso financeiro de um negócio como, por exemplo:

  • participação de capital de terceiros;
  • composição de endividamento;
  • patrimônio líquido;
  • recursos não correntes;
  • liquidez corrente;
  • liquidez imediata;

POR QUE CONTAR COM UM PROFISSIONAL CONTÁBIL?

O gerenciamento financeiro de um negócio pode ser desafiador para um administrador. Afinal, essa área é técnica e muito delicada.
Dessa maneira, para conseguir que a saúde financeira de sua empresa vá bem, além de ter o auxílio de um contador para lidar com questões de responsabilidades burocráticas, é primordial buscar uma consultoria contábil.
Por meio do levantamento de informações que apoiam a estrutura organizacional de um negócio, a consultoria contábil é responsável por investigar suas diretrizes, melhorando a eficácia de grandes tomadas de decisões.
É certo dizer que o apoio de uma consultoria como essa é indispensável para aqueles que buscam estabilidade e crescimento dos negócios.Em todo caso, não adianta que essa atividade seja exercida de qualquer forma. É preciso colocar essa responsabilidade nas mãos de um profissional.
Ter a assessoria uma empresa de contabilidade como a GAFFA, por exemplo, proporciona para sua empresa não somente um ou dois serviços contábeis, mas sim um atendimento completo, desde atividades de um contador até uma consultoria integral]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email