Quer pagar menos impostos em 2020? Saiba tudo sobre o Regime Monofásico

<![CDATA[Um novo ano começa e logo a famigerada frase “Ano novo, imposto de sempre” tira a paz de todos. No entanto, graças ao regime monofásico, é possível mudar a frase para “Ano novo, menos imposto”.
As tributações anuais são um dever de todos, e sua importância está em manter o bem-comum.
Muitos não entendem de fato o papel e a importância do imposto, mas seu pagamento é uma forma de financiar o estado e tudo que nele há. Todo produto e serviço possui um preço, e no valor dessa precificação é incluído o valor a ser pago como imposto.
O imposto é revertido à sociedade em forma de serviços públicos ligados ao lazer, saúde e educação.
O pagamento de impostos sujeita tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, mas é fato que o valor mais pesado fica por conta do comércio e da indústria, o que deixa muitos empresários insatisfeitos. Contudo, há maneiras de driblar as altas taxas impostas pelo governo, como por exemplo, por meio do regime monofásico.

OQUE É REGIME MONOFÁSICO?

O regime monofásico, também conhecido como tributação concentrada, é um plano onde, por meio do regime Simples Nacional, o percentual do valor referente à taxa de PIS e CONFINS é excluída das alíquotas a serem recolhidas.
Isso acontece, pois a base de cálculo das empresas presentes no regime do Simples Nacional é o faturamento, e por isso elas recolhem novamente as taxas referente à alíquota unificada de acordo com o determinado em lei.
Esse recurso do regime monofásico foi estabelecido pela secretaria da receita federal na lei nº 10.147/2000, tendo como complementação diversas outras legislações.
Pode parecer pouco, mas a exclusão do valor do PIS e CONFINS no valor final de impostos a ser pago, faz uma grande diferença nas contas do empreendedor, que pode utilizar esse dinheiro para atividades voltadas diretamente a atividade econômica de seu domínio.

QUEM PODE SE BENEFICIAR COM O REGIME MONOFÁSICO?

Para utilizar as vantagens do regime monofásico, é necessário entender quais são os tipos de produtos e serviços contemplados por ele.  O programa é bem abrangente quanto à atividade socioeconômica, o que permite a inclusão de empresas dos seguintes setores:

  • Bebidas;
  • Perfumaria;
  • Remédios;
  • Combustíveis;
  • Autopeças e pneus;
  • Veículos e máquinas.

Após compreender se a empresa faz parte do grupo sócio econômico contemplado pelo regime em questão, basta que os números sejam levantados por meio do rastreamento do CNPJ no programa do Simples Nacional.

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA ESPECIALIZADA.

A legislação brasileira prevê que toda empresa, preste conta sobre seu patrimônio e essa atividade deve ser feita por profissionais contábeis, afinal, o cumprimento dessa atividade exige alto conhecimento de técnicas e obrigatoriedades, além é claro de alto domínio contábil.
Em vista disso, para as empresas que optarem em buscar os benefícios do regime monofásico é imprescindível buscar o auxílio de empresas especializadas como, por exemplo, a GAFFA, uma empresa experiente e renomada do senário contábil.
Empresas especializadas em contabilidade dispõem de um time de profissionais altamente qualificados, capaz de mapear as necessidades de um negócio, encontrando através de análises minuciosas, soluções que promovam melhoria em seu pleno funcionamento e rentabilidade.
Além disso, uma contabilidade tem total domínio das leis e normas a serem cumpridas por uma companhia, o que garante a plena execução das atividades econômicas em conformidade as leis previstas em diferentes casos.
Outro ponto relacionado à importância da contratação de um profissional contábil, é que esse setor é cheio de termos, sistemas e padrões próprios, o que pode representar grade dificuldade de entendimento para leigos.
No ramo da contabilidade, a falta de entendimento é sinônimo de prejuízo. O não cumprimento de obrigatoriedades gera multas e outras punições severas, assim como a integração de empresas em regimes e planos inapropriados pode gerar perda considerável de capital.
Por isso, o ideal é contar com uma consultoria que possa garantir o cumprimento exímio das leis e plena rentabilidade dos negócios.]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email