Crédito Tributário pode ser um fôlego a mais para sua autopeças – Quer recuperar?

<![CDATA[O ano de 2020 começa trazendo ótimas expectativas para o crescimento econômico do país, algo que, naturalmente, inclui diversos setores da indústria, entre os quais o ramo de autopeças. Contudo, para usufruir das oportunidades que se avistam, o crédito tributário é um tema de suma importância.
Isso porque uma empresa de autopeças, desde que enquadrada no regime do Simples Nacional, pode usufruir do crédito tributário. Aplicável a produtos de tributação monofásica, recorrer ao crédito tributário é bastante simples, absolutamente legal e pode representar o incentivo que pequenos e médios empresários precisam para a expansão de seus negócios.

PIS, COFINS e a tributação monofásica

A tributação monofásica, também conhecida como tributação concentrada, é um mecanismo fiscal criado pelo Estado para atenuar a carga tributária de revendedores e varejistas de produtos que pertencem a determinados segmentos industriais, como no caso de autopeças.
O conceito de tributação monofásica consiste no entendimento de que o recolhimento dos impostos PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) deve ser feito já no início da cadeia produtiva, ou seja, pelo próprio produtor ou importador.
Dessa forma, revendedores e varejistas ficam exonerados de mais esta contribuição ao comercializar os mesmos produtos, conforme a Solução da Consulta Cosit, proferida pela Secretaria da Receita Federal em maio de 2017.
Além dos produtos que pertencem ao segmento de autopeças, o que também abrange pneus e produtos de borracharia, há uma série de outros itens que também são contemplados por este cenário fiscal. Abaixo, apenas alguns exemplos:

  • Remédios;
  • Combustíveis;
  • Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como refrigerantes;
  • Máquinas agrícolas;
  • Produtos de perfumaria, como desodorantes, shampoos e cremes de barbear;

O crédito tributário para empresas enquadradas no Simples Nacional

Tendo em vista a vigência da tributação monofásica, uma situação muito comum é o recolhimento redundante do PIS e do COFINS para produtos comercializados por vendedores e varejista enquadrados no Simples Nacional.
Tudo porque, conforme o regime Simples Nacional, os tributos são calculados com base no faturamento dessas empresas, consumindo porcentagens referentes a estes impostos de forma que muitas vezes os próprios empresários não se dão conta que estão pagando taxas a mais do que o devido.

Como ter acesso ao crédito fiscal decorrente de impostos pagos indevidamente

Felizmente, empresas de consultoria contábil e planejamento fiscal, como a GAFFA, dispõem de profissionais especializados em recuperação de crédito tributário para empresas do Simples Nacional, contribuindo para que de forma rápida e inconteste essas empresas possam usufruir da redução de suas obrigações fiscais com o Estado.
Considerando o método de trabalho da GAFFA todo o processo de recuperação de crédito tributário pode ser sintetizado em três simples passos:

  • Contratação da GAFFA para a prestação de serviços contábeis;
  • Compartilhamento de informações da empresa contratante, como CNPJ, CPF do representante e código de acesso ao Simples Nacional;
  • Em 30 dias a equipe da GAFFA apresenta um relatório onde os últimos 5 anos fiscais da empresa são analisados, resultando no valor atualizado do crédito tributário a ser usufruído.

Otimização contábil se traduz em saúde financeira

Embora o crédito tributário seja um mecanismo de enorme ajuda para empresas do Simples Nacional, cabe registrar que uma contabilidade de excelência em todos os níveis é fundamental para a expansão de negócios, ainda mais em períodos em que condições favoráveis para investimentos são uma realidade.
Assim, a GAFFA dispõe também de assessoria para temas trabalhistas, além de prestar serviços contábeis e fiscais completos, para empresas de todos os segmentos. Adicionalmente, a GAFFA atua na venda dos mais diversos tipos de certificados digitais, contribuindo para a profissionalização e reconhecimento de seus clientes.]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email