PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO – REDUÇÃO DE CUSTOS É POSSÍVEL

<![CDATA[O pagamento de impostos é a forma como empresas e cidadãos colaboram para a manutenção da máquina pública e do fornecimento de serviços essenciais a todas as pessoas, tais como saúde pública, aposentadoria, educação e segurança social. Alguns exemplos são:

  • O IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) é direcionado ao custeio de ações voltadas à infraestrutura, como manutenção de prédios, construção de vias e instalações. O cálculo é de 6% sobre o lucro acumulado inflacionário ou 15% sobre o lucro real;
  • A CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) deve ser quitada pela pessoa jurídica e tem como função manter garantias de seguridade social aos trabalhadores. Sua alíquota varia entre 9% e 20%;
  • O PIS (contribuição para o Programa de Interação Social) é direcionado ao custeio de programas como seguro-desemprego, abonos, dentre outros;
  • O COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) é direcionado ao custeio de programas de saúde, previdência e assistência social.

A lista de impostos existentes é extensa e vale lembrar que, como sugerido por seu nome, eles são obrigatórios, ou seja, seu pagamento e compulsório e a não-quitação acarreta problemas de ordem legal, além do pagamento de multas, juros e acréscimos sobre o valor devido.

Planejamento Tributário – Organização e gestão de pagamentos

O planejamento tributário é de suma importância às empresas, haja vista a grande quantidade de impostos a serem pagos que, em alguns casos, são quitados em datas diferentes e por meio da emissão de guias variadas, por isso, não é difícil se confundir caso não haja planejamento.
Ademais, o sistema tributário brasileiro é cheio de peculiaridades e a ocorrência de erros não é algo raro quando empresários, gerentes e administradores que não possuem experiência em contabilidade tentam lidar com ele sem o auxílio de um contador.
Os profissionais da Gaffa alertam que o cálculo incorreto ou a sonegação de impostos pode gerar uma série de problemas, os quais podem até mesmo acarretar com o fechamento do negócio, o pesadelo de qualquer empresário.
Por isso, é essencial contar com um profissional de contabilidade para realizar os cálculos, analisar a documentação da empresa, emitir guias, avaliar as notas fiscais, enfim, verificar se está tudo em ordem para manter o planejamento tributário sempre em dia.
Leia também: Três bons motivos para contratar uma contabilidade especializada em pequenas empresas

Um erro que muitas empresas cometem

Quando se pensa em erros no pagamento de tributos é comum que eles sejam associados diretamente com o não pagamento de impostos, porém, o contrário também pode acontecer e os impostos não apenas são pagos, como são pagos a maior!
Um erro que muitas empresas que comercializam produtos para o cliente final, por exemplo, é o pagamento a maior do PIS e COFINS, que já está inserido no cálculo de companhias optantes pelo Simples Nacional, porém é, em alguns casos, cobrado erroneamente.
Ocorre que em produtos de tributação concentrada (como remédios, bebidas e cosméticos), o PIS e COFINS devem ser pagos em apenas uma de suas fases: seja pela indústria que os produziu, seja pelo importador equiparado à indústria.
Isso significa que ao pagar novamente estes tributos por meio do DAS, as empresas optantes pelo Simples Nacional, em geral, micro e pequenas empresas, estão pagando impostos a mais. Logo, eles podem (e devem) solicitar o reembolso dos valores pagos a maior.
Saiba mais nesse artigo: Recuperação de Crédito Tributário – Tudo o que  você precisa saber

Os benefícios de um bom planejamento tributário

Ter um planejamento tributário bem elaborado e manter os pagamentos em dia trazem uma série de benefícios à empresa, como maior facilidade para obter empréstimos, participar de programas governamentais de incentivo e economizar.
Empreender não é tarefa fácil e os profissionais da Gaffa sabem disso, por isso, estão sempre à disposição para oferecer soluções sob medida e colaborar com o planejamento tributário da sua empresa.
Além de atuar organizando o pagamento de tributos, a Gaffa ainda disponibiliza profissionais experientes para analisar a documentação do seu negócio, realizar auditorias tributárias e, assim, evitar possíveis problemas.
Então, vamos planejar? Entre em contato clicando aqui.]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email