COMO A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO TRIBUTÁRIO PODE MELHORAR O FLUXO DE CAIXA?

<![CDATA[Recuperação de Crédito Tributário é uma possibilidade para sua empresa que faz parte do Simples Nacional.
Já pensou em recuperar créditos tributários que foram pagos há muitos anos de maneira indevida ou por se ter pago um valor maior do que o justo devido?
Essa é a base do procedimento constitucional de recuperação de crédito tributário. São valores recuperados de tributos já pagos.
Ocorre que o empresário em meio a tantos tributos que devem ser quitados deixou passar certo valor, um fato muito comum de ocorrer.
Por isso nós da Gaffa queremos te mostrar como utilizar esse procedimento para aperfeiçoar suas finanças a favor do seu fluxo de caixa.

Entenda o que é a recuperação de crédito tributário

O crédito tributário é o valor pago por empresas aos órgãos de arrecadação como obrigação tributária legislativa. Estão inclusos nos créditos tributários recuperáveis os seguintes tributos:

  • PIS/COFINS
  • INSS
  • IRPJ
  • IPI, entre outros.

Para cada tributo a ser recuperado existem certas particularidades, mas, no final, todos podem ser recuperados dentro de um período de 05 anos.
O que significa, em uma projeção de 05 anos, que a empresa vai ter aumento no seu fluxo de caixa.
A forma de recuperar o dinheiro destes tributos é através de escriturações fiscais e mercantis. Mas, vale ressaltar que empresas que optam pelo regime do Simples Nacional podem fazer a recuperação de crédito tributário relacionado ao PIS e Cofins para quem trabalha com produtos do Regime Monofásico.
Quer saber mais sobre o Regime Monofásico? clique aqui.

Saiba como realizar a recuperação de crédito tributário

A recuperação tributária é alcançada quando se faz planejamento tributário com todo levantamento dos créditos fiscais apurados. Com este levantamento é possível identificar as despesas auferidas passíveis de creditar.
Isso ajuda a identificar débitos que foram pagos indevidamente e que, com este documento tributário, podem ser recuperados em sua integridade.
Este serviço de planejamento para recuperação de crédito tributário é feito com base em qualificação e quantificação. Neste processo, a Gaffa prioriza a competência do analista para que não haja margem para créditos não recuperados.
A legislação permite ao contribuinte duas opções de recuperação de crédito tributário:

  1. Compensação em tributos futuros

É a forma mais comum de receber os créditos tributários que foram ressarcidos e o que ocorre é a compensação nos tributos que serão lançados futuramente. O aspecto positivo é que, durante um tempo, haverá menos gastos e mais tempo para outros planejamentos da empresa.

  1. Receber o valor dos créditos tributários

O recebimento ao contribuinte desses valores pode ser feito diretamente, apesar de ser um processo mais lento, já que a legislação estipula um período entre 05 anos para que o contribuinte receba os tributos recuperáveis.
Leia também: Reembolso de PIS e COFINS – Como se beneficiar com a restituição 

Entenda a prática de recuperação de crédito tributário e veja como ela pode melhorar seu fluxo de caixa

A condução dessa prática tem como base o cruzamento de informações e a bibliografia embasada na jurisprudência. Todos os pagamentos feitos são confirmados obtendo o valor total de contribuição referente ao tributo.
Quando há confirmação de créditos a serem recuperados, a empresa pode solicitar o procedimento realizando o Pedido Eletrônico de Recuperação, Ressarcimento ou Reembolso juntos com a Declaração de Compensação.
Estes são os documentos que permitirão a análise do pedido pela Receita Federal.
O mais comum deste processo são empresas que usam esses recursos de volta para proteger seu fluxo de caixa.
Com o recebimento dos créditos tributários, em muitos casos, evita-se a necessidade de empréstimos e até mesmo redução nas operações empresariais.
Essa saída é apontada pelos especialistas como muito útil para a proteção corporativa durante a pandemia do Covid-19, tornando-se uma aposta para evitar até mesmo o encerramento das operações.
Nosso blog está “recheado” de informações sobre Recuperação de Créditos Tributários e temos vários clientes que já receberam seus créditos.
Venha fazer parte do grupo de clientes que recuperaram os créditos de PIS e Cofins pagos a mais durante vários anos.
Quer saber se sua empresa tem créditos a receber? Solicite uma avaliação gratuita  com um de nossos profissionais, clicando aqui.
 
 ]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email