REALIZE DIVERSAS TRANSAÇÕES ON-LINE COM O CERTIFICADO DIGITAL

<![CDATA[O certificado digital teve suas regras de utilização definidas no Brasil em agosto de 2001 e é utilizado até os dias de hoje para garantir a autenticidade de uma pessoa física ou jurídica ao tentar se ligar a uma chave pública. 
Assim, o certificado digital pode ser descrito como uma forma de garantir, digitalmente, a identidade da entidade que o utiliza. Dessa forma, os documentos e transações realizados por meio dele têm validade jurídica e suscitam total confiança nas partes envolvidas. 

Quais transações podem ser realizadas 

Ao ter uma certificação digital é possível realizar uma série de transações de forma mais segura e menos burocrática, o que termina por garantir maior economia, já que não há riscos de fraudes e todo o processo é feito mais rapidamente e sem intermediários.
Hoje, de acordo com os profissionais da Gaffa, o que se observa é uma ampliação do uso do certificado digital para facilitar transações diversas. Também há aquelas para as quais o certificado é uma obrigatoriedade. 
Vale a pena conhecer ambas as categorias de transações:

  • Para emissão de notas fiscais o certificado digital é obrigatório e elimina o uso de papeis, já que tudo pode ser feito online através do sistema de emissão de notas;
  • Para assinar papeis e documentos digitalmente, sem a necessidade de imprimir ou fazer autenticações, como é o caso de contratos, promissórias, acordos e recibos;
  • Para emitir documentos como diplomas e enviar outros aos órgãos públicos, como a Declaração de Imposto de Renda para a Receita Federal;
  • Realizar transações bancárias com segurança, participar de leilões eletrônicos e elaborações procurações eletrônicas;
  • Para o envio de informações da empresa a sistemas oficiais, como o SPED, eSOcial e Portal e-CAC, bem como declarações e obrigações acessórias ao Governo. 

Para quais empresas ele é indicado

Contar com a certificação digital facilita a atuação de empresas de qualquer porte, por isso ela é indicada a todas elas. Porém mesmo pessoas físicas podem se beneficiar desse instrumento, como para autenticação de declarações, envio de recibos e confecção de contratos. 
Vale lembrar que, por meio da certificação digital, os documentos podem ser acessados e assinados de qualquer lugar do mundo, uma vantagem àqueles que, por diversas razões, estão sempre em trânsito.
Além disso, mantém os seus portadores assegurados sobre a validade dos documentos emitidos e, como apontado, tem validade judicial, o que significa que um contrato digital assinado e autenticado pelo certificado digital tem tanta validade quanto um físico.

Como obter um certificado digital

Os dois tipos de certificação digital, a A1: um software (programa) instalado em um computador, que permite, quando acessado, assinar digitalmente uma série de documentos; e a A3, um hardware (como um token), que pode ser usado em diferentes computadores. 
Para saber qual o mais indicado para sua empresa, o mais recomendado é conversar com um dos profissionais da Gaffa, uma vez que será preciso avaliar com clareza as necessidades da empresa e do portador do certificado para fazer a escolha acertada. 
Conheça um pouco mais sobre a Gaffa clicando aqui.
Ademais, vale pontuar que apenas as Autoridades Certificadoras (ACs) credenciadas a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) podem comercializar as certificações digitais, como a Receita Federal, Caixa Econômica, Serasa Experian e SERPRO. 
Entretanto, um ponto controverso com relação à obtenção da certificação digital é que os preços variam muito, cerca de 80% entre uma e outra, por isso, é preciso conhecer bem esse mercado para adquirir a sua sem ficar no prejuízo e usufruir melhor de seus benefícios. 
A Gaffa  disponibiliza o serviço de contratação da Certificação Digital com agilidade, preço justo e com a infraestrutura que só uma contabilidade com tantos anos de experiência no mercado pode oferecer.
Ainda não renovou seu certificado digital? Está iniciando um novo negócio e precisa da certificação? Então, entre em contato clicando aqui. ]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email