CONTABILIDADE DA EMPRESA – PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

<![CDATA[Você empreendedor já deve ter feito uma dessas perguntas:  É realmente necessário fazer a contabilidade da empresa? Ter um contador é um investimento ou uma despesa? Por que preciso contratar uma contabilidade?
Para muitos empresários e gestores, a contabilidade da empresa é vista como um problema, afinal, é preciso reunir papéis, fazer auditorias, realizar balanços, verificar contratos, notas fiscais, atender as legislações municipais, estaduais e federais, cumprir prazos, pagar impostos, enfim, procedimentos burocráticos e, muitas vezes, morosos.
Porém, é preciso ter uma visão mais realista sobre a importância da contabilidade para toda e qualquer empresa, pois se as ações a serem realizadas podem parecer “complicadas”, seus resultados são altamente benéficos para o andamento dos negócios. 

Contabilidade da empresa – Uma solução

Os serviços contábeis voltados a empresas são verdadeiras soluções, pois identificam possíveis erros, descuidos, além de evitar problemas legais e financeiros que, com o passar do tempo, podem prejudicar grandemente os negócios e até acarretar seu fechamento. 
É preciso pontuar também que a contabilidade da empresa é parte essencial de sua estrutura, assim como em uma casa é preciso cuidar das contas, da compra dos alimentos, da limpeza e da organização, em um negócio é de suma importância manter a área contábil em ordem.
Isso vale tanto para companhias mais antigas quanto mais jovens, porém, é preciso salientar que para estas últimas, a contabilidade da empresa é ainda mais significativa, pois por não estarem estabilizadas no mercado, um simples problema contábil pode colocar tudo a perder.
Leia, também:

Alguns procedimentos contábeis essenciais

Para entender como a contabilidade é importante para toda e qualquer empresa, os profissionais da Gaffa explicam com mais detalhes alguns dos serviços mais solicitados por seus clientes e de forma eles beneficiam os negócios como um todo:

  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica

A Declaração do IRPF e IRPJ deve ser feita anualmente para que haja o recolhimento do imposto devido. Ocorre que esse imposto é compulsório, ou seja, deve ser obrigatoriamente recolhido e sua não execução pode acarretar sérios problemas legais.
Uma das consequências do não recolhimento do IR é o pagamento de taxas e multas, que podem encarecer o valor a ser pago em até 150%, além de processo e investigação por sonegação fiscal e pena de reclusão por até cinco anos; 

  • Confecção do plano de contas

O plano de contas permite a extração de uma série de informações importantes para a estruturação da empresa e tomadas de decisão que refletem no seu crescimento, como o Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício.
Por isso, ele deve ser feito com minúcia, por meio da análise da documentação da empresa e da coleta precisa de dados, além disso, é necessário observar todos os preceitos e normas contábeis aceitas;

  • Classificação e análise de documentos ligados à contabilidade

É comum que em empresas novas haja uma parca noção de quais documentos devem ser guardados, como classifica-los e identifica-los para transações, análises e auditorias futuras e, vale pontuar, o descarte incorreto de um documento pode gerar grandes dores de cabeça.
Assim, os profissionais da Gaffa alertam que ao contar com um bom contador para realizar essa tarefa, gerentes e empresários passam a gerir melhor seus negócios e manter a área contábil muito mais organizada não apenas momentaneamente, mas de forma permanente;

  • Demonstração de resultados 

Com o passar do tempo e andamento dos negócios é preciso demonstrar de forma clara seu progresso e resultados, porém não basta dizer que a “empresa cresceu”, é preciso embasar essa informação com documentos e balanços concretos.
Não por acaso, na hora de expandir os negócios, buscar por sócios e investidores, solicitar empréstimos e crédito financeiro, a demonstração de resultados é essencial para transmitir mais profissionalismo e credibilidade e ela deve ser feita por um contador experiente. 
Parceria – Faça seu negócio crescer
A Gaffa conta com um excelente time de profissionais para oferecer o melhor serviço de contabilidade da empresa, pois, como ficou claro, ela deve ser vista como uma aliada para o bom andamento dos negócios e, por isso, não pode ser esquecida. 
Ademais, ao deixar os assuntos contábeis nas mãos dos profissionais da Gaffa, sobra muito mais tempo para gestão da empresa e implementação de melhorias e inovações, além de não correr riscos ao fazer procedimentos incorretos ou, pior, deixar de fazê-los. 
Conheça  a Gaffa Contabilidade e saiba porque ela é a parceira ideal para seu negócio. Clique aqui]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email