Devo Simples Nacional – é possível parcelar?

<![CDATA[Em virtude da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, a redução da renda e de ofertas de trabalho, muitas pessoas deixaram de efetuar os pagamentos de impostos e tributos em dia e, agora, se perguntam: devo Simples Nacional, o que posso fazer?
Por isso, os profissionais da Gaffa orientam: o melhor a fazer é aproveitar as oportunidades para quitação dos valores em aberto, afinal, os pagamentos em dia garantem uma série de vantagens, como obter linhas de crédito para sua empresa, possibilidade de participar de licitações, evitar a exclusão de sua empresa do Simples Nacional e evitar outras penalidades.  

O Simples Nacional

O Simples é o acrônimo da expressão Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, um sistema criado com a finalidade de facilitar que os impostos de micro e pequenas empresas sejam recolhidos:

  • O Simples Nacional foi criado em 1996 e conta com um sistema próprio para emissão das guias de pagamento, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples), um documento que visa unificar no mesmo boleto todos os impostos a serem pagos; 
  • Hoje, o Simples Nacional é uma das modalidades mais escolhidas por micro e pequenos empreendedores que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa e desejam iniciar seus negócios e se formalizar;
  • Para ter uma ideia da popularidade de adesão ao Simples Nacional, de acordo com a Receita Federal, só na cidade de São Paulo, 300 mil novas empresas se formalizaram a cada mês do ano de 2020 por meio da inscrição no Simples (dados até novembro).

Devo Simples Nacional e agora?

O momento pelo qual o mundo está passando complicou a vida de muitas pessoas, especialmente daquelas que empreendem, uma vez que lojas, empreendedores individuais, indústrias e prestadores de serviço viram sua renda diminuir nos meses de quarentena.
Por causa disso, muitos pagamentos ficaram em atraso, afinal, as empresas terminaram por priorizar a quitação de determinadas dívidas em detrimento de outras, o que é uma situação compreensível, porém que não pode se estender.
O problema é que o não pagamento do Simples Nacional deixa a empresa em débito com a Receita Federal o que acarreta multas, impossibilidade de realizar  parcerias com alguns órgãos públicos e dificulta a obtenção de crédito no mercado.
O risco maior é ser excluído do Regime do Simples Nacional, o que leva a empresa a ter que recolher mais impostos do que recolhe quando enquadrada no Simples Nacional. Nesse, caso a empresa recebe um aviso de exclusão e terá 30 dias para apresentar sua defesa e quitar os débitos em aberto.
Mas, nem tudo está perdido. Caso, você se pergunte: “Devo Simples Nacional, posso parcelar a dívida?”  A boa notícia,  é que é realmente possível parcelar os débitos em aberto e, assim, ficar em dia com a Receita Federal.
É importante frisar que para o Microempreendedor individual – MEI atrasar por dois meses o pagamento da DAS já implica na perda de benefícios e também corre o risco de exclusão.

Como é solicitado o parcelamento quando devo Simples Nacional?

A solicitação de parcelamento tanto para MEI como para micro e pequenas empresas é feito de forma online. No caso, das micro e pequenas empresa a própria contabilidade faz o pedido.
A Gaffa é um bom exemplo, pois seus profissionais, além de acompanhar os pagamentos mensais dos tributos, realiza a solicitação de pedido de parcelamento e envia para sua empresa os boletos atualizados. É a certeza de segurança e tranquilidade que o gestor da empresa precisa.
O parcelamento da divida com a Receita Federal pode ser feito em até 60 vezes  com o valor mínimo de R$300,00. Mas, evite chegar nessa situação.
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Logo, a dica de ouro é aproveitar essa oportunidade para que seja possível eliminar todos os valores em aberto e se reerguer sem pendências.
Ao longo dos anos, nós da Gaffa percebemos que muitas empresas chegam a essa situação por falta de organização. Com tantos documentos e pagamentos para realizar, muitas vezes, esquecem de pagar o DAS.
Nossos clientes, contam com um sistema on-line que ajuda nessa organização. Facilitando o controle de pagamento de todos os impostos que são obrigatórios. Evitando que algum pagamento seja esquecido.
Se você tem dificuldades em manter organizado seus impostos e documentações, você precisa da nossa ajuda. Vem conversar conosco!
Agende uma visita, clicando aqui!
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