5 DICAS PARA PROFISSIONALIZAR A CONTABILIDADE DO SEU NEGÓCIO NA INTERNET

<![CDATA[Há quem diga que “a propaganda é a alma do negócio”. Entretanto, cuidar da contabilidade do seu negócio também é fundamental. Afinal, o setor é responsável por garantir que todos os processos financeiros e fiscais sejam executados de acordo com a lei.
Sendo assim, investir na profissionalização da contabilidade é fundamental para obter sucesso na empresa. Então, qual o primeiro passo? A seguir, separamos 5 dicas valiosas para otimizar o setor, confira!

Por que a contabilidade é importante?

Manter a contabilidade do seu negócio em dia possibilita que você tenha controle financeiro, oferece segurança jurídica, facilita a obtenção de linhas de crédito, mantém a empresa dentro da lei e um histórico detalhado sobre suas finanças.
No entanto, é imprescindível que a contabilidade da empresa seja realizada de maneira correta e segura. Para que isso seja possível, confira algumas formas de profissionalizar a contabilidade do seu empreendimento.
Leia, também: Contabilidade da empresa: problema ou solução? 

Saia da informalidade

  • Sair da informalidade ficou mais fácil com a inscrição no MEI (Microempreendedor Individual), modalidade criada pelo Governo Federal para desburocratizar o processo de abertura de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
  • O processo de cadastro é feito gratuitamente de forma bastante simples no Portal do Empreendedor. A emissão do CNPJ ainda facilita a abertura de uma conta bancária, possibilita acesso à linha de crédito com juros mais baixos e a benefícios como o INSS.

Separe contas pessoais e profissionais

  • A mistura entre finanças pessoais e profissionais é um erro bastante comum entre os empreendedores no país. A confusão financeira é uma das consequências dessa prática e pode, inclusive, levar a empresa à falência.
  • Embora muitas pessoas misturem as finanças pessoais e as da empresa, separar as contas é essencial para a profissionalização do negócio. A boa notícia é que o empresário com CNPJ consegue abrir uma conta bancária nova, exclusiva para a empresa.

Emita NFe

  • A emissão de notas fiscais eletrônicas confere mais agilidade e praticidade para a sua empresa, já que tudo é feito de maneira remota, pela internet. Além disso, emitir nota fiscal é obrigatório para quem vende on-line ou em lojas físicas.
  • Ter um controle por meio da NFe facilita o acompanhamento dos números da empresa. Outra vantagem que esse documento oferece para a contabilidade do seu negócio é a redução nos gastos com papel, impressão e, até mesmo, armazenamento. 

Faça um fluxo de caixa

  • O fluxo de caixa é essencial para a contabilidade do seu negócio, pois corresponde ao movimento de entradas e saídas de dinheiro da empresa. É o controle, ou melhor, a gestão financeira de tudo o que você recebe e paga em seu negócio.
  • Lembre-se de que a emissão de um CNPJ possibilita a abertura de uma conta bancária própria para o seu empreendimento. E, com a separação dos ganhos pessoais e profissionais, fica mais fácil entender o fluxo de caixa da sua empresa.

Leia, também: Como estruturar bem a área tributária da empresa.

Contrate uma assessoria contábil

A assessoria contábil é um serviço prestado por profissionais especializados que se dedicam a propor soluções e gerir todos os assuntos fiscais, trabalhistas e financeiros que englobam a contabilidade do seu negócio.
A contratação de um serviço especializado em contabilidade, como o oferecido por empresas como a GAFFA, pode trazer inúmeros benefícios, dentre os quais destacamos:

  • Assessoria e consultoria contábil;
  • Classificação e análise da documentação contábil;
  • Elaboração e controle da depreciação/amortização de bens;
  • Confecção de balancete econômico-financeiro da empresa;
  • Criação do plano de contas conforme a sua necessidade;
  • Produção do balanço patrimonial e demonstração dos resultados;
  • Registro de inventário com levantamento da contagem feita pelo cliente;
  • Apresentação da declaração anual do Imposto de Renda da pessoa física e jurídica;

Não deixe a contabilidade da sua empresa de lado. Invista na contratação de uma equipe profissional e experiente na área e garanta o sucesso do seu negócio! Fale conosco, clicando aqui]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email