NÃO EMITO NOTA FISCAL! COMO MUDAR ISSO?

<![CDATA[A emissão de nota fiscal é essencial para o negócio. No entanto, mesmo sendo um processo mais simplificado atualmente do que já foi um dia, muitas empresas ainda não o realizam, o que pode trazer uma série de problemas e até mesmo a perda de oportunidades.

Por que é importante emitir a nota fiscal?

Mesmo que em um primeiro momento possa parecer vantajoso não emitir nota fiscal, no médio e longo prazos, essa omissão termina por trazer prejuízos aos negócios. Sendo assim, antes de entender como fazer isso, vale a pena conhecer os benefícios em emitir esse documento:

  • Organização da gestão

Ao emitir a nota fiscal, é muito mais fácil integrar os diferentes setores da empresa com auxílio dos sistemas de gestão, a exemplo da logística, vendas e distribuição. Dessa forma, é possível aposentar os relatórios manuais e acompanhar com precisão as atividades do seu negócio;

  • Profissionalismo

Emitir a nota fiscal transmite aos clientes e aos parceiros de negócio uma imagem mais profissional e confiante da empresa, o que termina por atrair mais investimentos, estimular as vendas e posicionar melhor sua companhia em um mercado cada vez mais concorrido;

  • Evitar problemas legais

A sonegação de impostos é um problema que acarreta penalidades legais, como o pagamento de multas e taxas, que podem até mesmo suscitar o fechamento do seu negócio. Desse modo, é muito melhor se regularizar e evitar problemas jurídicos e tributários;

Nota fiscal x Danfe

Muitas pessoas ainda confundem o que é nota fiscal e o que é o Danfe, pois, apesar de relacionados, estes documentos são diferentes e possuem finalidades específicas e distintas.
Assim, a nota fiscal é um documento que tem por finalidade registrar uma atividade comercial ou a transferência de um bem. Ela tem validade legal e apura quais impostos incidem sobre a transação especificada, como a venda e a revenda de produtos.
Já o Danfe, constitui-se em um  Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, ou seja, é a versão impressa e simplificada da nota fiscal. É ele que acompanha os produtos quando são entregues ou durante seu transporte, por exemplo.
Leia, também:

Começar a emitir NF

Para começar a emitir a nota fiscal, é necessário descobrir, primeiro, qual tipo de nota é compatível com sua empresa, tais como a nota fiscal eletrônica comum, a de serviços, a de transporte eletrônico (que registra operações de transporte de carga na modalidade rodoviária), dentre outras.
Em seguida, deve-se adquirir um certificado digital, que permitirá acessar com segurança o sistema necessário para emissão de notas. O cadastro fiscal junto às entidades governamentais também é essencial, a fim de conseguir expedir documentos válidos.
Todas as notas fiscais são emitidas por meio de um software, e há mais de um modelo disponível, Por essa razão, a empresa utilizará o tipo de Nota Fiscal adequado ao seu negócio.
Contar com a assessoria de uma contabilidade experiente, como a Gaffa Contabilidade é muito importante pois além de providenciar a Certificação Digital, orienta no acesso e preenchimento correto da nota fiscal, além do recolhimento correto dos impostos a serem pagos.
Uma dúvida comum é com relação ao Microempreendedor Individual (MEI), uma vez que ele também é capaz de emitir notas fiscais. Nesse caso, ele conta com o suporte do Sebrae pelo Portal do Empreendedor. Mesmo assim terá que providenciar o Certificado Digital.
A dica é não deixar essa importante etapa para depois.
Afinal, com o passar do tempo, a gestão da empresa se torna mais complexa, e a não emissão de notas, como apontado, pode acarretar em uma série de problemas tributários e legais. Sendo assim, o melhor a fazer é regularizar-se e aproveitar as oportunidades de crescimento para o seu negócio.
Para simplificar esse processo, o ideal é obter ajuda de profissionais especializados, e a Gaffa coloca-se à disposição ter em seu quadro de colaboradores um excelente time preparado para prestar o atendimento que você precisa. Entre em contato, clicando aqui.

imagem: freepik.com

]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email