IMPOSTO DE RENDA 2021 – FIQUE ATENTO!!

<![CDATA[Apesar de não ser uma novidade para muitos, anualmente sempre surgem algumas mudanças nas regras para a realização da declaração, não é diferente para a Declaração de Imposto de Renda 2021 que apresenta algumas alterações quando comparado ao IR do ano anterior. Separamos algumas informações importantes sobre o tema, confira:

O que é imposto de renda?

O Imposto de Renda é um tributo pago por cidadãos e empresas, a fim de repassar ao Governo uma parte de sua renda anual. Ao informar esses rendimentos, ele também permite às instituições governamentais identificar critérios econômicos nacionais, como evoluções no patrimônio. 
Esse imposto existe em diferentes países do mundo e, no Brasil, sua arrecadação é voltada ao financiamento de projetos de educação, saúde e programas sociais, além de ser utilizada em planos de construção habitacional, agricultura familiar e reforma agrária. 

Calendário do Imposto de Renda 2021 – Pessoa Física

O Imposto de Renda 2021 deve ser declarado por todos os contribuintes que tiveram rendimentos em 2020 superiores a 28.559,70 reais. Tradicionalmente, o contribuinte tem 60 dias para fazer a declaração de IR, do dia primeiro de março até 30 de abril. 
Sendo assim, com a aproximação das datas, é hora de separar a documentação necessária para que a declaração e os possíveis descontos sejam efetivados. Vale lembrar que fazer a declaração do Imposto de Renda 2021 com atraso gerará uma multa a ser paga pelo contribuinte. 

Principais mudanças 

As principais mudanças com relação ao Imposto de Renda a ser pago em 2021 dizem respeito ao processo relativo aos rendimentos recebidos no ano-calendário, ou seja, a regra de cobrança. Trata-se do projeto de lei 5431/31. Os profissionais da Gaffa explicam do que se trata: 

  • O IR passar a ser calculado tendo como base uma tabela que considera o total de meses referentes aos rendimentos recebidos,  não mais de acordo ao valor total recebido ao ano, e em conformidade com a tabela no mês de referência;
  • O Carnê Leão, por sua vez, deverá ser preenchido agora pela internet diretamente no site da Receita Federal. O recolhimento dessa contribuição mensal é obrigatório para quem recebe rendas oriundas de trabalho autônomo, pensões alimentícias, aluguéis, dentre outros;
  • Outra questão importante é a data final. Como apontado, historicamente, o contribuinte tem 60 dias para declarar o IR. Entretanto, no ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, o prazo foi estendido. Esse ano, ele ainda não foi informado. 

O Imposto de Renda 2021 pode ser declarado pelo cidadão por conta própria. No entanto, é preciso ser cuidadoso ao fazê-lo, uma vez que erros, omissões e esquecimento da apresentação de documentos são capazes de gerar penalidades, acréscimos e pagamentos, a maior ou a menor.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica

Um dos problemas ao declarar erroneamente o IR, o contribuinte corre o risco de cair na malha fina e ter de acertar as contas com a Receita posteriormente, o que torna o processo ainda mais complicado e oneroso. Desse modo, é imprescindível ter atenção.
Especialmente para empresas nas quais é necessário calcular uma série de variáveis, como outros impostos pagos ao longo do ano-calendário de arrecadação, considerações sobre o ramo de atividade empresarial e possíveis abatimentos, o mais indicado é contar com auxílio de um escritório de contabilidade.
Assim, os contadores se responsabilizarão por avisar os gestores da empresa sobre quais documentos deverão ser entregues. Além disso, eles efetuarão a inserção de todos os dados no site da Receita Federal, a fim de gerar a guia para pagamento.
Dessa forma, não é preciso se preocupar com a papelada e tampouco com a ocorrência de erros durante esse processo. Assim, para mais informações e realização acurada da declaração de Imposto de Renda, a equipe da Gaffa coloca-se inteiramente à disposição.
Entre em contato com nosso atendimento, clicando aqui.]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email