05 DICAS PARA MELHORAR O FLUXO DE CAIXA DE SUA EMPRESA

<![CDATA[Para quem tem uma empresa, é essencial manter a parte econômica sempre em ordem. Afinal, se essa área não caminhar bem, o risco de que o restante entre em crise é muito alto. Por isso, procurar melhorar o fluxo de caixa é muito importante.
Com o avanço da tecnologia, essa melhoria se tornou cada vez mais simples e menos complicada.
Nesse artigo, serão abordadas 5 dicas para melhorar o fluxo de caixa da empresa e como isso deve ser feito juntamente com um profissional de contabilidade.

POR QUE MELHORAR O FLUXO DE CAIXA É TÃO IMPORTANTE?

O financeiro é o setor que organiza as entradas e saídas do capital. Os funcionários responsáveis por ele precisam encontrar maneiras de fazer com que a entrada do capital seja sempre maior do que sua saída.
Assim, a gestão financeira é se responsabiliza pelo caixa e, caso não haja o cuidado necessário, há o risco de faltar dinheiro para pagar fornecedores, folha salarial e até para novos investimentos que auxiliam no aumento dos lucros.
Com o tempo, toda empresa passa por desafios, nenhuma está isenta disso. No entanto, se houver a disposição de melhorar o fluxo de caixa, é possível lidar com os problemas e ficar sem pendências financeiras.
E que tipos de pendências seriam essas, se o setor financeiro não estiver bem afinado?

  • Estipulação de um prazo de pagamento inicial nas compras, levando em conta as despesas já existentes;
  • Perder os prazos de pagamentos;
  • Não acompanhar o recebimento em dia clientes;
  • Falta de um planejamento de compras no orçamento;

O SOFTWARE A FAVOR DO FLUXO DE CAIXA

Tudo isso pode ser resolvido se a gestão financeira for feita com um ERP (Enterprise Resource Planning), um software eficiente que organize todos os dados de forma simples.
Usar a tecnologia a favor de melhorar o fluxo de caixa é um movimento inteligente. Treinar a equipe para se adaptar com um mecanismo desse porte  e integrado que facilitará o gerenciamento e a comunicação entre os setores é a solução fundamental a ser adotada por qualquer negócio.
Pensando no fluxo de caixa, não são apenas os grandes negócios que devem se preocupar com esse assunto. Qualquer microempresa tem de entender que a partir do momento em que há ganhos e perdas de capital, cuidar do caixa é prioridade para que o negócio não vá à falência.

 05 DICAS PARA MELHORAR O FLUXO DE CAIXA DE SUA EMPRESA

Otimizar o fluxo de caixa não é mais um desafio. Basta levar em conta toda a facilidade que a tecnologia e empresas especializadas proporcionam. Há 05 dicas que serão um norte por esse caminho:

  • Previsão a médio e longo prazos

Toda empresa carece de estar preparada para possíveis desafios que venham atingir a economia do país. Haverá tempos em que a demanda de clientes será alta e a entrada de capital, por sua vez, favorável.
No entanto, é necessário estar sempre um passo à frente, pois não é só o dinheiro em si que é capaz de causar problemas, quando a entrada de capital for menor que a saída. Uma falta de previsão com os insumos, datas de recebimentos e a rotatividade do estoque podem acabar com todos os planos da gestão empresarial;

  • Atualizar controles de entradas e saídas

Uma dica importante é anotar todos os gastos e ganhos, assim que acontecerem. A falta dessa atualização em tempo real causará problemas no fechamento de caixa e, assim, atrapalhará os compromissos financeiros da empresa.
Leia também: Digitalização de impostos – sua empresa está atualizada?
Obter um software permite que as anotações sejam feitas automaticamente e consigam ser acessadas por todos os setores da empresa;

  • Definir as condições de pagamento de fornecedores e clientes

Estipular prazos de pagamento para fornecedores e clientes é fundamental para o fluxo de caixa. A companhia pode até criar uma forma de notificar os clientes sobre tais prazos.
Quanto ao pagamento para os fornecedores, é essencial que as datas de estejam de acordo com as de entrada de capital;

  • Não desperdiçar capital de giro

O capital de giro deve estar bem afinado com o controle de estoque. Isso acompanha as épocas de grande e baixa demandas, sendo fundamental que haja esse controle de estoque adequado de produtos para que não falte ou de modo que a validade (quando assim houver) expire;
Leia, também: Por que e como criar um fundo reserva para empresa?

  • Apoio da contabilidade

Não há problema nenhum se na empresa não existir um departamento de contabilidade. Isso não significa que não precise de um, pelo contrário. Todas as empresas de pequeno á grande porte precisam e por isso optam pela contratação de um escritório de contabilidade.
É fundamental contratar um serviço especializado como o que a Gaffa contabilidade oferece a seus clientes. Uma contabilidade completa, assessoria para todas as áreas e o auxílio que é preciso para a tomada de decisões que podem impactar a saúde financeira da empresa.
Ter a certeza que as obrigações legais da empresa e todo a tramitação de documentos está sendo gerida de forma correta é mais tranquilidade para que você possa manter a atenção no crescimento dos negócios da empresa.
Uma empresa quando deseja crescer, precisa estar disposta a se preparar para tudo e saber que nem sempre será fácil resolver as situações. Mas com cuidado, disposição e compromisso, um negócio só tem a crescer.
O que achou de nossas dicas? Saiba que aqui na Gaffa Contabilidade seu negócio será cuidado por quem entende.
Entre em contato com nosso atendimento. Clique aqui]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email