EMPRESA ENDIVIDADA – COMO PLANEJAR SUA RECUPERAÇÃO?

<![CDATA[Recuperar a saúde financeira de uma empresa endividada pode parecer algo impossível para algumas pessoas, até porque não é um processo muito rápido. 
De acordo com um estudo do Serasa, em 2019, houve um crescimento de 9,5% no número de empresas endividadas no país em comparação com o ano anterior. Além disso, mais de 6,1 milhões atrasaram seus pagamentos nesse mesmo ano. 
Diante disso, algumas dúvidas podem surgir ao longo do caminho, como: o que leva uma empresa a ficar endividada? Quais atitudes tomar para conseguir uma recuperação financeira? 
Neste artigo, separamos algumas sugestões importantes para ajudar você a entender melhor o assunto e conseguir se livrar dessa “dor de cabeça”. Descubra! 

Motivos que tornam uma empresa endividada

Para conseguir melhores êxitos e crescimento nos negócios, não dá para manter a empresa endividada, por isso é importante ter um planejamento para conseguir eliminar o problema.
O que acontece é que, geralmente, as empresas buscam empréstimos para conseguir se manter, pagar os colaboradores ou fornecedores, entre outras situações que acabam levando às dívidas.
Além disso, alguns acontecimentos podem atrapalhar o orçamento, como foi o caso da pandemia, por exemplo, que levou muitos empresários a perder vendas, contrair dívidas ou até mesmo falir.
Porém, é preciso, antes de agir, entender os principais motivos que levam empresas a passarem por essa situação, tais como:

  • Uma gestão ruim de produtos no estoque;
  • Falta de conhecimento financeiro e de custos de produção;
  • Uso inadequado de matérias-primas;
  • Erros na gestão financeira;
  • Pedidos excessivos de empréstimo;
  • Atrasos em pagamentos de empréstimos a bancos e instituições financeiras.

Com isso, é importantíssimo criar um planejamento de ações efetivas e de disciplina financeira, para conseguir sair dessa dificuldade e melhorar o desenvolvimento da empresa e ter de volta a credibilidade diante de clientes ou investidores.

Dicas para uma boa recuperação financeira 

Se você deseja sair do status de empresa endividada, separamos algumas dicas de estratégias que podem te ajudar na recuperação financeira. São elas:

  • Planejamento financeiro: analise os problemas, calcule o que deve, verifique o orçamento, planeje bem os passos que irá dar pra quitar esses débitos e evite mais empréstimos;
  • Renegociação de dívidas: verifique suas dívidas, como elas afetam sua renda e renegocie-as, entrando em um acordo que não prejudique sua empresa e permita à instituição financeira receber o valor. Geralmente os bancos parcelam para ficar mais fácil de efetuar o pagamento;
  • Fluxo de caixa: monitore tudo que entra e sai diariamente de recursos na sua empresa, ou seja, despesas fixa e variáveis e rendimentos, para onde foram essas saídas, valores, estoque etc.;
  • Revisão tributária: apure os dados sobre todos os impostos recolhidos e verifique se houve pagamentos indevidos ou algum que não foi pago, para a empresa estar regularizada; 
  • Redução das despesas: para conseguir quitar suas dívidas, o ideal é reduzir o que for possível de despesas, ou seja, diminuir gastos mais supérfluos até conseguir se recuperar;
  • Monitoramento: não basta apenas dar os primeiros passos e parar no caminho. É preciso monitorar se essas táticas realmente estão funcionando ou se é preciso tomar mais alguma providência.

Leia, também:

Ao seguir esses passos, desejamos que você consiga retomar a saúde financeira dos seus negócios e comece a crescer no mercado.

Importância da contabilidade

Com os procedimentos certos, a empresa endividada aos poucos poderá começar a se reerguer e você poderá se livrar do estresse que esse problema traz.
Contudo, conseguir tomar decisões sozinho pode ser mais complicado e desafiador do que parece e, por conta disso, é fundamental contar com uma ajuda de uma empresa de contabilidade como a Gaffa.
Assim, você obterá auxílio tanto no planejamento quanto na tomada de decisões, além de receber informações mais precisas sobre dados importantes e a legislação voltada para a área financeira e tributária.
Deseja saber mais? Não perca tempo! Entre já em contato conosco e teremos o prazer em te ajudar a sair do vermelho.]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email