PENSANDO EM TROCAR DE CONTADOR ? SAIBA COMO FAZER ESSA MUDANÇA

<![CDATA[O contador é um dos profissionais que tem mais conhecimento e acesso a todos os documentos da empresa. Por isso, é natural sentir receio de fazer uma mudança nessa área. No entanto, você não precisa se preocupar. É possível trocar de contador de forma simples e segura.
Todo negócio passa por alterações ao longo do desenvolvimento da empresa. Muitas vezes o nível de complexidade das atividades aumenta e surge a necessidade de ir em busca de um novo serviço de contabilidade para acompanhar essa evolução. Então, não tenha medo de trocar de contador.
Além disso, sua empresa não pode correr o risco de infringir alguma legislação e não cumprir as obrigações previstas nas áreas fiscais e contábeis, ou perder dinheiro pagando mais imposto do que o devido. Você é livre para buscar um novo serviço de contabilidade a qualquer momento.

Responsabilidades do serviço de contabilidade

Com exceção das MEI, todas as empresas devem ter um contador ou contratar um serviço de contabilidade externo. A exigência legal decorre das inúmeras obrigações previstas na legislação. Além disso, ele faz o acompanhamento econômico, financeiro e patrimonial da empresa.
Por isso, é fundamental contar com um serviço alinhado aos valores do negócio e que tenha credibilidade para sua empresa não correr riscos. Avalie se o contador cumpre as responsabilidades nas quais está incumbido. São algumas delas:

  • controle de créditos tributários e aplicação de alíquotas para emissão das guias;
  • apuração do valor correto dos impostos;
  • atendimento das obrigações tributárias secundárias;
  • elaboração do balanço patrimonial;
  • conhecimento da legislação em vigor, com todas suas especificidades.

Não estou satisfeito e quero trocar de contador

Se você chegou à conclusão que precisa trocar de contador, não espere mais para fazer essa mudança. Quanto antes um novo serviço for contratado, menos risco a sua empresa corre. Para fazer a escolha, leve em consideração alguns critérios:

  • anos de experiência do serviço ou profissional de contabilidade;
  • facilidade de comunicação e atendimento;
  • opinião de outros clientes atendidos;
  • agilidade e comprometimento com prazos;
  • utilização de ferramentas atualizadas;

Ao contratar um escritório de contabilidade você pode contar com um time de profissionais atualizados e qualificados para prestar o melhor serviço para sua empresa. Assim, você não depende apenas de uma pessoa e pode se beneficiar da experiência adquirida ao longo de anos de trabalho.
A Gaffa Contabilidade preza pela excelência no atendimento aos seus clientes e está no mercado há muito tempo. O nosso serviço de contabilidade especializada auxilia pequenos e médios empreendedores a obterem maior eficiência no pagamento de tributos e cumprimento das obrigações legais.

Como fazer essa mudança?

Existem alguns passos a serem seguidos para trocar de contador sem infringir nenhuma regra. O primeiro deles é consultar o contrato com o profissional atual. Veja se existe alguma cláusula de multa em caso de rescisão ou se é necessário cumprir aviso prévio.
Outra precaução importante é revisar os documentos contábeis a fim de verificar se há alguma pendência ou processo em andamento. Essa análise permite identificar algum erro que o contador deixou passar e cobrá-lo enquanto ainda presta serviço para a empresa.
De qualquer forma, o profissional responde pelo trabalho prestado à empresa mesmo depois de rompido o contrato. Então, você pode ficar tranquilo que a responsabilidade não se extingue com o término do vínculo.
Em seguida, deve-se comunicar o serviço de contabilidade sobre a dispensa do trabalho. Esse documento deve contar algumas informações como: 

  • data final do serviço;
  • requerimento da documentação física e digital em posse do contador, além de logins e senhas;
  • solicitação de verificação cadastral nas diferentes esferas;
  • pedido de envio de toda documentação para o novo serviço contratado.

Agora você já tem as informações necessárias para trocar de contador.
Essa é uma decisão muito importante para o sua empresa, portanto não faça de forma precipitada.  Ao escolher um novo escritório de contabilidade é importante verificar se ele tem toda a estrutura necessária para dar o suporte que sua empresa precisa e a tranquilidade que você procura.
Queremos te fazer um convite.
Vem conhecer a Gaffa Contabilidade, nossa estrutura, nossos profissionais  e conte com a experiência de uma empresa comprometida com a qualidade e eficiência em tudo que realiza. Clique aqui

Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email