QUAL A DIFERENÇA ENTRE FATURAMENTO E LUCRO?

<![CDATA[Esses dois conceitos costumam confundir a cabeça de muitas pessoas, mas entender a diferença entre o faturamento e lucro é importante para o crescimento de uma empresa. Nem sempre um alto faturamento indica que a empresa está com uma boa saúde financeira para fazer novos investimentos ou retiradas.
Faturamento é todo aquele valor que entra no caixa de uma empresa, é o resultado das vendas de produtos e serviços de um determinado período, podendo ser uma semana, um mês ou até mesmo um ano.
Já o lucro é o valor das vendas de produtos e serviços que ficou disponível no caixa após a empresa realizar o pagamento das contas, como por exemplo: funcionário, impostos, fornecedores, ou seja, depois de retirados todos os custos.

Diferença entre faturamento e lucro: como um influencia no outro

O faturamento de uma empresa reflete diretamente no lucro. Quanto maior for o faturamento dela, maior será o ganho, da mesma forma que se o faturamento estiver baixo, o lucro tirado dele também será reduzido. Essa equação é simples. 
Existem empresas e que o valor obtido no faturamento pode ser considerado baixo ao comparar com outras empresas, mas não se engane às vezes essa empresa pode estar obtendo lucro e a empresa de maior faturamento pode estar amargando prejuízos.
Por isso, é importante entender a diferença entre lucro e faturamento. Assim, é possível o gestor avaliar o andamento do negócio, elaborar estratégias para aumentar a receita e garantir um crescimento saudável. 
Para isso, é fundamental realizar um planejamento financeiro e tributário adequado. 

Qual a importância do planejamento financeiro e tributário? 

O planejamento financeiro é essencial para se ter clareza das movimentações financeiras de uma empresa. A partir dele, consegue-se entender qual o fluxo de caixa, controlar as receitas e despesas e a distribuição da verbas, por exemplo.  
Além disso, é utilizado para definir metas e objetivos de negócio, e fazer avaliação de riscos, permitindo identificar os riscos financeiros e garantir a continuidade da empresa.
O planejamento tributário ou elisão fiscal constitui-se de estratégias e ações com o objetivo de melhorar os resultados do seu negócio e reduzir a carga fiscal imposta, porém, de forma legal. Ele reduz os custos do negócio e permite o aproveitamento de incentivos fiscais. 
Ademais, evita a ocorrência de autuações, amplia a competitividade do negócio no mercado e simplifica a contabilidade, permitindo a elaboração de um calendário tributário feito de acordo com as necessidades da empresa, entre outras vantagens. 
Vale ressaltar que os dois tipos de planejamento, principalmente o tributário, e suas diversas modalidades, não são exclusividades de grandes empresas, e é recomendado que todos as empresas o façam. 
A melhor maneira de fazer o planejamento financeiro e tributário, entender a diferença do faturamento e lucro, bem como aumentar o desempenho financeiro da sua empresa, é contratando uma assessoria contábil, especialista, prática e de confiança, como a GAFFA
A assessoria contábil é a área que fica responsável pelo controle do patrimônio e por orientar a gestão da organização, auxiliando nas tomadas de decisões em relação ao financeiro da empresa, colaborando no crescimento e segurança do negócio. 
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Como aumentar o rendimento? 

Para a sua empresa crescer, é necessário mais do que apenas aumentar as vendas. É preciso também: 

    • Investir; 
    • Criar campanhas de marketing; 
    • Reduzir gastos desnecessários;
    • Ter uma boa logística;
    • Oferecer melhores produtos e serviços;

Como vimos, o planejamento é essencial para que a relação faturamento e lucro possam produzir os resultados esperados. O controle das despesas, a qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos ao mercado, o cálculo correto dos preços e descontos a serem ofertados, o aumento nas vendas, as boas parcerias, entre outros detalhes farão diferença entre o lucro presumido e o lucro real que seu negócio irá obter ao longo do ano.
Vamos abrir espaço para falar sobre a importância de manter parcerias com empresas especializadas que vão auxiliar sua empresa a obter melhores resultados e te deixar com tempo disponível para fazer as atividades que só você pode fazer na empresa – Gerir seu negócio.
Dois exemplos, o marketing da sua marca e produtos requer profissionais especializados e qualificados para executar as estratégias mais adequadas ao perfil de seus clientes em potenciais e de sua empresa. Ter uma equipe própria pode ser oneroso para sua empresa e, por esse motivo a contratação de uma agência especializada é uma solução economicamente viável.
Outro exemplo é a assessoria contábil. Constantemente surgem novas normas, decretos e leis que precisam ser adequadas ao dia a dia da empresa relacionadas às questões tributárias, trabalhistas e contábeis. Manter na empresa um time de profissionais especializados em cada uma dessas áreas é extremamente dispendioso para a empresa e, por esse motivo é importante a contratação de uma contabilidade especializada, como é o caso da Gaffa Contabilidade.
Um controle financeiro bem ajustado é essencial para gerar lucros e manter a boa saúde financeira de sua empresa.
Ficou interessado em mudar a forma de gerir faturamento e lucro na sua empresa?
 Conte com a assessoria contábil GAFFA, pois somos especialistas no assunto. Entre em contato conosco clicando aqui e tenha um time de profissionais qualificados e experientes para te ajudar.

imagem: pexels.com

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