EMISSÃO DA NOTA FISCAL – POR QUE ELA É IMPORTANTE PARA A EMPRESA?

<![CDATA[A emissão da nota fiscal é um processo obrigatório para as empresas. É por meio dela que se pode comprovar e validar a venda de produtos e serviços, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. 
Esse documento fiscal é utilizado como base de cálculo para pagamento de impostos, servindo, ainda, para prestação de contas perante a Secretaria da Fazenda, órgão do Governo responsável por fiscalizar e controlar tributos.
Segundo a Lei N° 8.846, toda empresa, seja microempreendedor individual, microempresa, de pequeno ou grande portes, independentemente da opção que fizer, se Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido e mesmo pessoa física, enfim, todos devem emitir NF para comprovar suas transações comerciais.

Emissão de nota fiscal: qual a importância e riscos? 

O processo de emissão da nota fiscal tem grande importância, é uma maneira de se manter em dia com suas obrigações tributárias e regularização do fluxo de caixa perante a fiscalização, garantindo a legalidade e o funcionamento do empreendimento. 
Para os consumidores, ela é um meio de comprovação de que houve uma compra. Isso tem especial importância, no caso de uma troca ou mesmo de um abatimento no valor da compra como forma de compensação por um defeito encontrado no produto. 
Não emitir a NF, emiti-la de forma incorreta ou se recusar a entregá-la para o cliente é considerado crime, podendo causar prejuízos para a empresa, considerando que é sonegação fiscal. 
Além disso, a empresa é passível de sofrer multas que, a depender da gravidade, termina por comprometer a saúde financeira do negócio, não raras vezes, ocasionando seu fechamento. 
Entretanto, para evitar isso, nós da GAFFA, empresa de assessoria contábil, orientamos nossos clientes sobre diversos aspectos, incluindo a emissão de nota fiscal de acordo com os parâmetros da legislação vigente.

Tipos de NF 

Existem diversos tipos de notas, sendo fundamental conhecê-los para evitar que seu negócio sofra penalidades. Entre os principais, destacamos:

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): é utilizada para os consumidores finais, atesta vendas de produtos físicos pela internet, substituindo a NF impressa;     
  • Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e): é emitida por prestadores de serviços, serve como um comprovante de que o serviço foi efetuado; 
  • Nota Fiscal Avulsa (NFA-e): utilizada por MEIs (em alguns casos)  e pessoas físicas para comprovar as suas atividades, pode ser emitida de forma gratuita;      
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e): registra venda de produtos, substituindo o cupom fiscal;     

Além desses, há também as notas de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), Nota Fiscal Complementar e Denegada. 
Leia, também:

Os erros mais comuns na emissão da NF 

A emissão de nota fiscal exige grande atenção. Qualquer equívoco  é passível de causar problemas. Pensando nisso, vamos comentar alguns dos principais erros cometidos. São eles: 

  • Preenchimento incorreto dos dados de identificação;
  • Utilização do código de serviços errado para o serviço executado;
  • Atribuição de valores errados para itens como IPI, NCM, ICMS.
  • Desatenção ao validar as notas;
  • Confundir XML(formato de arquivo), DANFE (documento auxiliar de nota fiscal eletrônica) e NF (nota fiscal);
  • Realizar emissão manual das notas;
  • Sistema de armazenamento inadequado, sem organização; 
  • Deixar de conferir a autenticidade das NFs;
  • Não fazer cópias de segurança; 

Erros na hora da emissão de notas fiscais são comuns, porém as consequências podem ser bem graves. 
De qualquer forma, ainda que sejam simples e de fácil correção, perde-se um tempo enorme com retificações, tempo esse que poderia ser usado em outras atividades mais importantes para alavancar o negócio.
Desse modo, ter o apoio de uma empresa de contabilidade é fundamental, não apenas para evitar multas e cumprir com as obrigações tributárias, mas, principalmente, como estratégia de negócio.
Como vimos, é importante para sua empresa realizar a emissão de notas fiscais regularmente e de forma correta, pois a não emissão de notas fiscais ou erros de cálculos e valores podem representar um grande prejuízo futuro. Nossa legislação tributária é bastante complexa e existem variações de acordo com a localidade onde a empresa está instalada, por esses motivos é importante contar com a assessoria tributária experiente.
Precisa de ajuda ?  Conte conosco.
A Gaffa, especialista em serviços contábeis, possui um time de profissionais aptos a colaborar no crescimento de sua empresa. Entre em contato clicando aqui.
]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email