CONTADOR – TODA EMPRESA PRECISA DE UM?

A resposta direta a essa pergunta é “SIM”, pois o contador é um profissional habilitado a realizar uma série de procedimentos que requerem o conhecimento de cálculos e procedimentos legais e tributários a serem efetuados, tanto por empresas, isto é, pessoas jurídicas, quanto físicas. 
Porém, é comum que especialmente em empreendimentos menores ou que estão começando, a importância em ter os serviços de um contador seja desprezada. Além disso, há casos em que  as companhias não têm condições de ter este profissional em seu quadro de colaboradores.

As funções desempenhadas pelo contador

Para entender o porquê de toda empresa precisar de um contador, é necessário compreender como ele atua, bem como suas principais funções. 
Conheça  alguns exemplos práticos para ilustrar a importância deste profissional:   

  • Cálculos trabalhistas 

Calcular os benefícios, descontos e salários líquidos dos colaboradores é uma das tarefas dos contadores, que possuem conhecimento sobre a legislação trabalhista e as porcentagens a serem descontadas quando do recebimento de benefícios e do pagamento de tributos;
Leia também: Por que contratar uma assessoria trabalhista

  • Imposto de renda 

Tanto pessoas quanto empresas devem declarar Imposto de Renda uma vez ao ano. O contador, para tanto, irá solicitar e reunir todos os documentos necessários para que a declaração seja entregue da forma correta, o que ainda deve propiciar a restituição de valores ao declarante;

  • Benefícios fiscais 

Diferentemente do que muita gente pensa, o profissional de contabilidade não atua apenas calculando o que deve ser pago. Ao analisar a documentação e a modalidade de sua empresa, ele consegue identificar a quais benefícios fiscais seu negócio pode e deve usufruir, o que ajuda a alavancar seu desempenho no mercado;
Leia também: Incentivos Fiscais – sua empresa tem direito? 

  • Restituições 

Impostos pagos a maior podem ser restituídos aos pagantes, uma situação muito comum em empresas que comercializam produtos de tributação monofásica, por exemplo, que não precisam pagar PIS e Cofins sobre sua venda, mas que, muitas vezes, o fazem sem saber; 
Leia também: Restituição de crédito tributários – PIS e Cofins

  • Preparação para vistorias

Caso as contas de sua empresa sejam analisadas periodicamente, é importante chamar um contador para manter toda a papelada em ordem, identificar possíveis problemas e propor soluções a tempo para resolvê-las, o que evita o pagamento de multas e juros;

Um erro muito comum 

Infelizmente, muitos empreendedores compreendem a necessidade de ter bons serviços de contabilidade quando já é tarde, ou seja, quando estão sofrendo com processos trabalhistas ou são multadas pela Receita Federal e outros órgãos de controle tributário. 
Nestes casos, o contador deve ser chamado, porém ele não poderá voltar no tempo e resolver problemas que já estão em curso. O mais indicado é que ele seja chamado para evitar que eles ocorram ou, em último caso, mitigar suas consequências. 
A boa notícia é que não é necessário contratar um contador para sua empresa, pois escritórios especializados em assessoria contábil, como a Gaffa, permitem que apenas os serviços de contabilidade sejam contratados, tudo de maneira transparente, rápida e menos onerosa para as companhias. 
Assim, caso haja necessidade de vistoriar a documentação, analisar se todos os tributos estão sendo pagos corretamente (uma vez que cada modalidade de negócio apresenta um esquema próprio de tributação) ou fazer cálculos específicos e declarações, os serviços podem ser contratados separadamente. 
Para aprimorar o trabalho de sua equipe de contadores, a Gaffa disponibiliza toda infraestrutura necessária, softwares avançados e equipamentos tecnológicos para que não haja erros, e todas as análises sejam realizadas com precisão. 
Dessa forma, gestores de empresas e investidores podem ficar tranquilos e apenas tocar os negócios sem se preocupar com tributos a vencer e erros no pagamento de salários, além de benefícios. 
Por fim, ter um contador ainda depõe positivamente sobre sua empresa aos olhos de investidores e novos sócios. Vale a pena investir neste setor.
Ainda não conta com o auxílio de uma assessoria contábil completa?
Entre em contato conosco clicando aqui e desfrute dos benefícios de ser um cliente Gaffa.]]>

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email