erp

ERP – SUA EMPRESA PRECISA?

A sigla ERP significa Planejamento de Recursos Empresariais. Trata-se mais precisamente de um software que reúne informações e ferramentas para realização de operações e processos empresariais essenciais, como cadeia de suprimentos, Recursos Humanos, produção e finanças.

Não por acaso, o ERP é também chamado de sistema de registro da organização e ele é essencial para gerenciar os processos citados acima, além de outros como aprovisionamento e todas as relações entre empresas e seus fornecedores, como pedidos, negociações e contas a pagar.

Minha empresa precisa de um ERP?

Para responder essa questão é preciso refletir sobre alguns fatores: sua empresa está com seus processos internos bem organizados? Há setores desalinhados, sobrecarregados ou que precisam de melhorias? Há pessoal suficiente para realizar todas as funções administrativas?

Se uma ou mais dessas perguntas recebeu “não” como resposta, apostar em um software de ERP é uma ótima solução para colocar a empresa no rumo certo. Entenda mais como um bom programa de Planejamento de Recursos Empresariais pode ser útil para o seu negócio:

  • Tudo no mesmo lugar

É ideal que o Planejamento de Recursos Empresariais reúna o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio, dessa forma, ele auxiliará para que todos os processos sejam realizados da forma correta, sem esquecimentos ou falhas humanas.

Por exemplo, se há contas a pagar, elas e seus prazos de vencimento devem constar no sistema. Se sua empresa trabalha com vendas, as ordens dos clientes devem ser inseridas também. Logística? Insira dados como prazos de faturamento, movimentação e entrega;

  • Automação

Por ser um sistema inteligente e automatizado, muitas ações não precisarão mais ser feitas manualmente, tais como o preenchimento de formulários, cálculos de férias, horas extras e demais encargos trabalhistas, lembretes de pagamentos e outros processos essenciais.

Muitos sistemas antigos de ERP – Planejamento de Recursos Empresariais faziam backups automáticos, porém hoje isso não é necessário, pois os arquivos são salvos diretamente na nuvem, o que evita perdas e não ocupa a memória de computadores;

  • Mitigação de erros

A quitação de tributos, pagamentos a fornecedores e cálculos trabalhistas são exemplos de procedimentos corriqueiros que com muita frequência são realizados da forma errada e terminam por gerar prejuízos e danos à empresa e aos trabalhadores.

Com o software ERP esses tipos de erros são evitados, além disso, funcionários do RH, das finanças e demais departamentos da empresa não ficam sobrecarregados e podem se dedicar a funções nas quais suas habilidades são mais relevantes do que para preencher fichas e formulários.

Leia, também: 05 dicas para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa

Como funciona o ERP

O funcionamento deste tipo de sistema é baseado em módulos integrados. Assim, os setores são organizados em módulos separados, porém eles têm ampla comunicação entre si, o que facilita as operações da empresa, especialmente as de médio e grande porte.

Por exemplo, ao vender o produto, ele é automaticamente retirado do volume existente no estoque, encaminhado para logística e entrega e faturado no financeiro. Logo, se a empresa funciona de maneira integrada, é lógico que o sistema adotado faça o mesmo.

Outra vantagem é que o sistema de ERP – Planejamento de Recursos Empresariais pode ser customizados a fim de atender necessidades específicas da sua empresa. Logo, ele poderá ser adaptado para conter setores que fazem parte do seu negócio, em um modelo único de gestão. Muitos softwares de ERP permitem a integração direta com a contabilidade.

Existem diversas opções de ERP no mercado para todo tipo de perfil de empresa. Atendem ao MEI como as grandes empresas.

Por fim, os softwares podem ser acessados não apenas por computador, mas por qualquer dispositivo com conexão com a internet, pois, como apontado, eles funcionam em nuvem e podem ser utilizados de maneira remota, com segurança e pelos funcionários autorizados.

A Gaffa é especialista em assessorar empresas que desejam colocar a casa em ordem e otimizar seus processos internos com mais economia e eficiência. Sabemos que uma gestão organizada e integrada permite a tomada de decisões mais assertivas para o crescimento do negócio e contar com a assessoria contábil garante maior tranquilidade.

Gostou do conteúdo? Então, comete e compartilhe.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email